Bem-vindo

Agathon - Atendimento e Formação em Saúde

 

O Agathon constitui-se como um grupo comprometido com o estudo, a pesquisa, a transmissão e a prática de diferentes saberes do conhecimento humano.

 

Seus membros fundadores são Etelvina Maria França Soares e Vania Belli.

 

"Agathon - O Fundamental para a consciência ética é o desejo (orexis). Odesejo como realização do real, não mais puramente ideal e vazio, mas sim relacionado com o fazer do homen. O desejo humano traz das alturas para a terra a concepção socrático-platônica de ética como empenho por um Bem (agathon). Convergência e divergência, bem e mal, procedem de um mesmo lugar (ético), o Bem, ordenador de valores. A idéia do Bem, enquanto solo da possibilidade de ordem e continuidade na diversidade de experiências, parte da busca pela harmonia entre homens, pela forma como cada um deve se dispor em relação ao todo, concebido como uma boa disposição (cosmos)." - (Texto extraído e adaptado de : Sodré, Muniz. Antropológica do Espelho. RJ: Vozes, 2002, p.174-80)

Nossa equipe

Etelvina Mª França Soares

 

Vania Belli

 

Fonoaudióloga; Mestre em Fonoaudiologia pela UVA; Pós-Graduada em Psicomotricidade (IBMR). Ex-Coordenadora da Pós-Graduação em Psicomotricidade das Faculdades Pestalozzi de Niterói.

Sócio Titular da Associação Brasileira de Psicomotricidade e Membro fundadora do Agathon e Coordenadora Geral do Curso de Formação em Psicomotricidade do Agathon

Psicóloga clínica e educacional. Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1980), Mestrado (1984) e Doutorado (1992) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Pós doutorado pela Universidade do Texas (1998). Professora e coordenadora de cursos nas áreas de Psicologia e Educação, atuando em diferentes cursos de graduação, pós graduação e Mestrado e Doutorado em Psicologia.
Desenvolve pesquisas e trabalhos sobre as relações entre linguagem, transversalidade e construção subjetiva, desenvolvimento sócio cognitivo, ecologia humana, emoção e experiência estética.
Membro fundadora do Agathon.

Ana Soares Jorge

 

Psicóloga clínica e Psicomotricista. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1999).
Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2002). Formação em Psicomotricidade pelo Agathon - Espaço de Atendimento e Formação em Saúde (2003-2006). Co-coordenadora da Formação em Psicomotricidade do Agathon - Multiplicidades do Cuidar (desde 2012).

Pedro Honório de
Oliveira Filho

 

Terapeuta Psicomotor.
Coordenador da Casa Hans Staden. Coordena Grupo de estudo em Filosofia e Xadrez.

Thereza Beatriz Braia

 

Psicóloga - Psicomotricista
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1977).
Pós Graduada em Psicomotricidade pela Pestalozzi (1995)- Niterói/RJ.
Formação em Psicomotricidade pela Agathon (2007) - Niterói/RJ

Márcia Tibau

 

Graduação em Fonoaudiologia na Universidade Estácio de Sá (1983). Pós Graduação em Psicomotricidade na Pestalozzi - Helena Antipoff. Pós Graduação em Voz na Clin Voz com Domingos Sávio. Formação em Psicomotricidade no Agathon (2003 a 2006). Aprofundamento em Psicomotricidade psicossomática relacional no Instituto Antrophos (2011).

Nossa missão

Ser um grupo comprometido com o estudo, a pesquisa, a transmissão e a prática de diferentes saberes do conhecimento humano.

Conheça nosso blog

Quer ficar sempre ligado na gente? Então conheça nosso blog, lá estaremos sempre com textos, artigos e muita informação pra você.

Av. Presidente Roosevelt, 971
São Francisco, Niterói, RJ

cep 24360-066

Ligue:

21-2715-1320

Instagram

@clinicaagathon